terça-feira, 1 de setembro de 2015

CAMPO MOURÃO - Empossados novos membros da Academia Mourãoense de Letras

A jornalista Giselta Veiga e o professor Igor Steinmacher tomaram posse na noite do último sábado (29) nas Cadeiras 6 e 24 da Academia Mourãoense de Letras (AML). A solenidade foi realizada na Casa da Cultura de Peabiru e reuniu escritores, intelectuais e lideranças comunitárias, entre elas, o prefeito, Claudinei Minchio, e o vereador Felício Palma Júnior. Foi a primeira vez, que a AML promoveu uma sessão solene de posse de novos membros fora da cidade sede. A programação marcou os 45 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal da cidade.

DISCURSOS - No discurso de posse, Igor Steinmacher, exaltou importância da educação na transformação da sociedade. Também mencionou a responsabilidade em ocupar a cadeira que tem como patrono o prof. Egydio Martello, autor do Hino a Campo Mourão e um dos mais destacados professores de sua história. Steinmacher destacou seu vínculo com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), instituição onde leciona e que o trouxe definitivamente para Campo Mourão.    

Giselta Veiga, no discurso de posse, homenageou o escritor Constantino Lisboa de Medeiros, patrono da Cadeira 6, referenciando o papel que exerceu na cultura de Campo Mourão e de Mamborê, cidade onde residia. Veiga mencionou a coincidência dos laços de amizade que uniam as famílias dela e de Medeiros, agora fortalecidos com a sua eleição e posse na AML.

Coube ao acadêmico, professor e escritor José Eugênio Maciel fazer, em nome da instituição, o discurso de recepção aos novos membros. Maciel destacou no discurso vários pontos históricos de Peabiru e de Campo Mourão, exaltando as personalidades de Silvino Lopes de Oliveira, primeiro prefeito eleito de Peabiru; Lary Calixto Razzolini, ex-vereador de Campo Mourão e ex-prefeito de Peabiru, cuja gestão foi criada a Biblioteca Pública Municipal; Miguel Sanches Neto, um dos principais críticos literários do Brasil e de Rubens Bueno, que teve o início da sua carreira política na cidade. O professor destacou vários pontos na questão política, cultural e literária.

Os novos imortais foram eleitos em junho e agosto e vão ocupar as cadeiras fundadas pelos escritores Luiz Mazzuchetti e Elza Paulino de Moraes, que renunciaram neste ano.

+ www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário