terça-feira, 25 de março de 2014

Plantio de árvores em projeto de proteção de nascente marcou Dia da Àgua

Uma ação conjunta envolvendo estudantes, técnicos ambientais e comunidade resultou no plantio de mais de 100 mudas de árvores frutíferas nativas e implantação de técnica solo-cimento, uma tecnologia alternativa simples, em um projeto de proteção de nascente, realizado na tarde desta terça-feira, 25, na comunidade Pingo D'Água (Região do Barreiro das Frutas). A mobilização referente a Agenda Unificada, que lembrou a passagem do Dia da Água (22 de março) foi promovida em uma parceria entre a Emater – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Colégio Agrícola e Município de Campo Mourão, através da Seama – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo a técnica ambiental da Seama, Sâmela da Silva Dorst, o projeto tem como objetivos; proteger os recursos hídricos e garantir a qualidade da água, bem como o meio natural. Ela explica que o projeto consiste na recuperação, proteção e conservação de nascentes por meio da técnica conhecida como solo-cimento. Uma massa, obtida da mistura entre cimento e barro que cria uma camada protetora fechando completamente a fonte, garantindo a proteção por tempo indeterminado.

“Envolvendo a comunidade promovemos a conscientização em defesa do meio ambiente”, disse Sâmela, ainda argumentando que o plantio de árvores desperta a responsabilidade dos estudantes em defesa do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário