sexta-feira, 4 de abril de 2014

Mais três casos de dengue confirmados em Campo Mourão

A Secretaria da Saúde do Município de Campo Mourão, por meio do Departamento de Endemias, recebeu nesta semana a informação de mais três casos de dengue. As ocorrências foram registradas na região dos Jardins Flora 1, 2; no Shangri-lá e uma parte da área central. Até o momento, já são 14 casos registrados (positivos) na cidade, sendo seis importados de outros locais e os outros oito ocorridos no próprio município.

“Destes três casos novos durante a semana, são dois importados, pessoas que foram infectadas no Estado de São Paulo e Maringá, e que na volta tiveram o caso manifestado em Campo Mourão, e um desses casos foi pessoa infectada pelo mosquito da dengue (aedes aegypti) na própria cidade”, destaca Carlos Bezerra, supervisor técnico de combate a endemias.

Carlos ressalta ainda que o índice aponta 12 casos para cada 100 mil habitantes, o que já é um alerta, pois se chegaramos a 50 casos para cada 100 mil, a preocupação já se torna alarmante.

“Naquela região onde foram identificados os três casos temos muitas piscinas, bebedouros para animais (cachorros, aves e gatos), lajes e calhas que tem espaço para o acúmulo de água, além de plantas ornamentais, como bromélias expostas no meio ambiente, então, temos que tomar todo este cuidado para que não possamos perder o controle da situação, por isto emitimos estes alertas, pedindo para que cada habitante tome providências, zelando até mesmo pela própria saúde”, destaca Bezerra, que avisa ainda que quando for percebida presença de pernilongos (semelhantes ao mosquito), deve se aplicar o inseticida correto, assim como utilizar os repelentes, evitando a presença do mosquito.

No próximo dia 12 de abril, será realizado um mutirão educativo e de sensibilização na Região do Jardim Flora, envolvendo os agentes de endemias e também voluntários, mesmo dia em que outro mutirão será realizado no Jardim Aeroporto. “Pedimos que as pessoas já retirem o lixo reciclável de suas casas para que a Empresa Seleta esteja recolhendo, como forma de intensificar ainda mais a limpeza”, conclui.

Vale destacar também que já foram registrados dois surtos na cidade, um na Vila Urupês e agora outro no Jardim Flora, que por enquanto atinge 4 pessoas, sendo duas em cada área desta citada.


Recomendação

A Secretaria da Saúde recomenda ainda que as pessoas que forem transitar em municípios que estejam ocorrendo epidemias, colocando Maringá e Guaíra, como exemplo, pela grande quantidade de casos registrados, além de outras cidades que tem uma grande expansão de casos, como Cianorte, Paranavaí, Londrina e Foz do Iguaçu (onde a questão já está praticamente sem controle), que estejam usando sempre repelentes, observando a orientação do fabricante, para que se protejam contra a dengue, que pode trazer severas consequências à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário